Resumo:
O objetivo deste estudo é analisar como os professores de Matemática foram ou estão sendo preparados para lidar com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com Necessidade Educacional Especial (NEE). Neste sentido, realizamos uma pesquisa com abordagem do tipo qualitativa, aplicando um questionário, como também nos utilizarmos da contribuição de diversos autores, documentos e referenciais que nos ajudaram a refletir sobre o tema. O universo da pesquisa foram nove (9) professores de matemática da rede pública municipal e estadual de Boa Vista-PB. Durante o processo de análise dos dados foi possível detectar que a maioria dos professores não teve uma formação adequada para trabalhar com educandos com NEE, por isso não se sentem preparados para lidar com educação inclusiva. Portanto, concluímos que é preciso que haja tempo e espaço pedagógico no currículo das escolas, favorecendo o processo permanente de formação continuada para os professores, afim de oferecer uma educação inclusiva de qualidade para os educandos com NEE.
Descrição:
ARAÚJO, A. S. de. Alguns desafios do ensino de Matemática para pessoa com necessidade educacional especial. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.