Resumo:
Os surdos possuem dificuldades em aprender determinadas classes
gramaticais devido a inexistência das mesmas na sua língua materna que é
a LIBRAS. Destarte, quais os efeitos do desenvolvimento de um Software
Educativo (SE) a ser utilizado no ensino de artigo e preposição para
estudantes surdos? Como lidar com determinadas classes de palavras não
existentes na LIBRAS, quando o surdo vai se utilizar do português escrito?
Tendo por base essas questões problema, o presente trabalho tem por
objetivo geral apresentar o protótipo de um software educativo mobile como
ferramenta auxiliadora no ensino de artigo e preposição para surdos. Nesse
diapasão, tenciona-se especificamente identificar as dificuldades
encontradas nesse tipo de ensino, processo de inclusão e opiniões acerca
do SE, através de uma revisão de literatura juntamente com a realização de
entrevistas semiestruturadas. Trata – se, portanto, de um estudo de campo
de caráter descritivo, com abordagem quanti - qualitativa. Para coleta de
dados foram realizadas entrevistas com 20 professores de LIBRAS da região
paraibana, especificamente das cidades de Catolé do Rocha, Pombal, Patos
e São Bento. Como aporte teórico, têm-se o relato da educação inclusiva e
do ensino de LP para surdos; e da Tecnologia Educacional e Assistiva,
embasados nas reflexões e posicionamentos de Faria (2001), Ferreira
(1995), González (2007), Kenski (2007), Levy (1999), Skliar (1999, 2005),
entre outros. No epílogo da pesquisa, obtêm-se como resultados, discussões
satisfatórias acerca da proposta do SE, juntamente com a ratificação dos
problemas que os surdos possuem com o aprendizado de gramática,
sobretudo na utilização de algumas classes gramaticais (artigo e preposição)
para elaboração de frases com coesão no momento da leitura e escrita.
Descrição:
SILVA, T. B. A. da. Liburguês bilíngue: proposta de software mobile no ensino de artigo e preposição para alunos surdos. 2017. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.