Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15586
Título: Liburguês bilíngue: proposta de software mobile no ensino de artigo e preposição para alunos surdos
Autor(es): Silva, Thalison Breno Alves da
Palavras-chave: Inclusão
Surdos
Português
Ensino
Software
Data do documento: 23-Fev-2018
Resumo: Os surdos possuem dificuldades em aprender determinadas classes gramaticais devido a inexistência das mesmas na sua língua materna que é a LIBRAS. Destarte, quais os efeitos do desenvolvimento de um Software Educativo (SE) a ser utilizado no ensino de artigo e preposição para estudantes surdos? Como lidar com determinadas classes de palavras não existentes na LIBRAS, quando o surdo vai se utilizar do português escrito? Tendo por base essas questões problema, o presente trabalho tem por objetivo geral apresentar o protótipo de um software educativo mobile como ferramenta auxiliadora no ensino de artigo e preposição para surdos. Nesse diapasão, tenciona-se especificamente identificar as dificuldades encontradas nesse tipo de ensino, processo de inclusão e opiniões acerca do SE, através de uma revisão de literatura juntamente com a realização de entrevistas semiestruturadas. Trata – se, portanto, de um estudo de campo de caráter descritivo, com abordagem quanti - qualitativa. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas com 20 professores de LIBRAS da região paraibana, especificamente das cidades de Catolé do Rocha, Pombal, Patos e São Bento. Como aporte teórico, têm-se o relato da educação inclusiva e do ensino de LP para surdos; e da Tecnologia Educacional e Assistiva, embasados nas reflexões e posicionamentos de Faria (2001), Ferreira (1995), González (2007), Kenski (2007), Levy (1999), Skliar (1999, 2005), entre outros. No epílogo da pesquisa, obtêm-se como resultados, discussões satisfatórias acerca da proposta do SE, juntamente com a ratificação dos problemas que os surdos possuem com o aprendizado de gramática, sobretudo na utilização de algumas classes gramaticais (artigo e preposição) para elaboração de frases com coesão no momento da leitura e escrita.
Descrição: SILVA, T. B. A. da. Liburguês bilíngue: proposta de software mobile no ensino de artigo e preposição para alunos surdos. 2017. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15586
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thalison Breno Alves da Silva.pdf24.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.