Resumo:
Este artigo apresenta discussões sobre a avaliação da aprendizagem e sua
importância para a prática pedagógica. De natureza bibliográfica, tem como
principal objetivo de refletir a avaliação da aprendizagem no contexto da
Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo em vista a mesma pode se constituir
em uma forma de inclusão dos alunos no ambiente de ensino, visando suas
diferenças, as adversidades que enfrentam, as superações que realizam no seu
cotidiano e, entre outros, na busca pelo saber. Primando por uma pesquisa de
abordagem qualitativa, realizada de forma bibliográfica, buscamos em diversos
autores, tais como: ARANHA (1996), GADOTTI (2011), HOFFMANN (1991),
LIBÂNEO (2003), LUCKESI (1995 e 1998), SANT‟ANNA (1995), entre outros, as
respostas às nossas indagações, explorando as concepções de avaliação, suas
funções modalidades e instrumentos, inclusive como forma de enfrentamento do
fracasso escolar. Por fim, ao estudarmos este tema reafirmamos sua relevância
no contexto educacional, assim como compreendemos que o mesmo precisa ser
analisado a luz dos preceitos da Educação de Jovens e adultos, identificando as
percepções desses sujeitos, como vistas realização de uma avaliação cada vez
mais coerente, comprometida com o processo de aprendizagem de todos os
alunos, como direito e expressão de cidadania.
Descrição:
MENEZES, M. D. da S. M. Reflexões sobre a avaliação da aprendizagem na prática pedagógica da Educação de Jovens e Adultos. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.