Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo discutir as estratégias de leitura nos anos
iniciais do ensino fundamental, especificamente em turma do 2º ano das séries
iniciais, refletindo sobre a contribuição da leitura na formação do aluno dos
anos iniciais escolares e sobre a importância da criação do hábito de leitura. Os
estudos sobre o processo de leitura possibilitaram a expansão de sua
concepção. Assim, ela não é mais concebida meramente como decodificação
dos signos gráficos, sendo esta apenas uma de suas etapas, mas é vista como
um processo interativo e dinâmico no qual o leitor interage com os textos,
compreendendo e atribuindo-lhes significações, influenciadas pelo contexto
sociocultural. O presente trabalho tem como marco teórico Solé (1998);
Kleiman (1997 e 2000); Carleti ( 2007); Freire (2001); Bakhtin (1986); Silva
(2002) entre outros. A realização da pesquisa se deu em uma escola do
Município de Dona Inês/PB. Concluiu-se que um ensino de leitura que a trata
de forma dialógica, interativa, que disponibiliza textos de gêneros variados e
estimula questionamentos sobre eles, acionando os conhecimentos prévios dos
alunos, tende a proporcionar melhores resultados na aprendizagem.
Descrição:
ARAÚJO, I. M. de. Estratégias de leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.