UEPB - Repositório Digital

A montanha da água lilás: a fábula como instrumento de ensino-aprendizagem para o letramento literário

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria do Socorro Ferreira
dc.date.accessioned 2018-03-07T17:01:03Z
dc.date.available 2018-03-07T17:01:03Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15634
dc.description SILVA, M. do S. F. da. A montanha da água lilás: a fábula como instrumento de ensino aprendizagem para o letramento literário. 2017. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo busca analisar a fábula “A Montanha da Água Lilás”,do autor angolano Pepetela. Estabelece-se como objetivo investigar como esse gênero pode servir de instrumento para aprendizagem do letramento literário no contexto escolar. Para embasar nossa pesquisa, utilizamos autores como Chaves (2005) e Cosson (2006), que realçam a importância do letramento literário na formação da cidadania. Bosi (2004) e Hampetê Bá (1997), que oferecem suporte para a discussão sobre memória e tradição oral e Brabosa (2011), Magda Soares (1999), Pressley (2002) e Hervay e Gouvis (2008), que orientam o debate sobre o ensino do letramento literário em sala de aula. Explorase, através de intervenção escolar, reflexões sobre as representações de memória do povo angolano na fábula em análise, para tanto, houve atuação de regências em sala do 9ª ano do Ensino Fundamental, em escola pública da cidade de Guarabira, PB. Concluise que a inserção do gênero literário Fábula, em sala de aula, torna-se relevante, pois une a interação entre a oralidade e o imaginário, promovendo resultados positivos no processo de ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientação: Rosilda Alves Bezerra pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Fábula pt_BR
dc.subject Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.subject Letramento Literário pt_BR
dc.title A montanha da água lilás: a fábula como instrumento de ensino-aprendizagem para o letramento literário pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta