Resumo:
Este artigo busca analisar a fábula “A Montanha da Água Lilás”,do autor angolano
Pepetela. Estabelece-se como objetivo investigar como esse gênero pode servir de
instrumento para aprendizagem do letramento literário no contexto escolar. Para
embasar nossa pesquisa, utilizamos autores como Chaves (2005) e Cosson (2006), que
realçam a importância do letramento literário na formação da cidadania. Bosi (2004) e
Hampetê Bá (1997), que oferecem suporte para a discussão sobre memória e tradição
oral e Brabosa (2011), Magda Soares (1999), Pressley (2002) e Hervay e Gouvis (2008),
que orientam o debate sobre o ensino do letramento literário em sala de aula. Explorase,
através de intervenção escolar, reflexões sobre as representações de memória do
povo angolano na fábula em análise, para tanto, houve atuação de regências em sala do
9ª ano do Ensino Fundamental, em escola pública da cidade de Guarabira, PB. Concluise
que a inserção do gênero literário Fábula, em sala de aula, torna-se relevante,
pois une a interação entre a oralidade e o imaginário, promovendo resultados
positivos no processo de ensino-aprendizagem.
Descrição:
SILVA, M. do S. F. da. A montanha da água lilás: a fábula como instrumento de
ensino aprendizagem para o letramento literário. 2017. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.