UEPB - Repositório Digital

Letramento na EJA: a ressignificação da leitura e da escrita

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Macena, Emanoel Bruno Henrique de
dc.date.accessioned 2018-03-07T17:08:10Z
dc.date.available 2018-03-07T17:08:10Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15643
dc.description MACENA, E. B. H. de. Letramento na EJA: a ressignificação da leitura e da escrita. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo aborda a temática da Educação de Jovens e Adultos. Tem como objetivo analisar o letramento nessa modalidade de ensino, a fim de discutir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola e a sua contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem. Tal análise parte do princípio de que o letramento é essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo, ou seja, propicia melhores condições e oportunidades de uma vida mais digna e próspera. Este trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo feita com alunos da EJA de uma escola localizada na zona rural do município de Mulungu - PB. Ao longo do desenvolvimento do trabalho são feitas diversas abordagens sobre a importância da prática de letramento na educação de jovens e adultos, para o melhoramento do ensino e aprendizagem dos estudantes. A partir dos questionamentos realizados, os alunos demonstraram satisfação em estarem inseridos nesta modalidade de ensino. A base teórica está fundamentada, principalmente, em Kleiman (1995) Soares (2010), Freire (1996; 2005) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). Ao fim da pesquisa concluímos que a educação de Jovens e Adultos precisa ser compreendida como algo que traz benefícios para a vida dos educandos e a sociedade em geral, pois quanto mais pessoas estiverem alfabetizadas, menores serão os casos de exclusão e desigualdade social. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria de Fátima de Souza Aquino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject EJA pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Alunos pt_BR
dc.title Letramento na EJA: a ressignificação da leitura e da escrita pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta