Resumo:
Este artigo aborda a temática da Educação de Jovens e Adultos. Tem como objetivo analisar o letramento nessa modalidade de ensino, a fim de discutir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola e a sua contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem. Tal análise parte do princípio de que o letramento é essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo, ou seja, propicia melhores condições e oportunidades de uma vida mais digna e próspera. Este trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo feita com alunos da EJA de uma escola localizada na zona rural do município de Mulungu - PB. Ao longo do desenvolvimento do trabalho são feitas diversas abordagens sobre a importância da prática de letramento na educação de jovens e adultos, para o melhoramento do ensino e aprendizagem dos estudantes. A partir dos questionamentos realizados, os alunos demonstraram satisfação em estarem inseridos nesta modalidade de ensino. A base teórica está fundamentada, principalmente, em Kleiman (1995) Soares (2010), Freire (1996; 2005) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). Ao fim da pesquisa concluímos que a educação de Jovens e Adultos precisa ser compreendida como algo que traz benefícios para a vida dos educandos e a sociedade em geral, pois quanto mais pessoas estiverem alfabetizadas, menores serão os casos de exclusão e desigualdade social.
Descrição:
MACENA, E. B. H. de. Letramento na EJA: a ressignificação da leitura e da escrita. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.