Resumo:
Este trabalho trata das representações do jornal A União no que se refere às práticas educacionais patrióticas disseminadas e intensificadas em virtude da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Dentro da perspectiva da História Cultural, a proposta é analisar de que forma o governo brasileiro, através dos periódicos, propagava práticas nacionalistas e divulgava ações pedagógicas de escolas públicas, influenciando a sociedade paraibana para a construção de valores morais e patrióticos, gerando uma consciência histórica para o período. A abordagem desta pesquisa é qualitativa e metodologia utilizada foi a análise de matérias apresentadas nos jornais no recorte temporal estabelecido e o embasamento em bibliografia que tratam da temática. Dialogando com Eric Hobsbawm (1999), JörnRüsen (2007), Vânia Cristina da Silva (2011), FONSECA (2006), dentre outros autores que se propõem a discutir a função da educação e seus desdobramentos na vida prática, tornou-se possível a realização desse intento e assim, contribuir com a historiografia da educação na Paraíba
Descrição:
SILVA, Daviana Granjeiro da. Educação e nacionalismo em tempos de guerra: representações da imprensa paraibana durante a segunda guerra mundial (1939 - 1945). 2017. 41 f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.