Resumo:
Este trabalho monográfico tem como objetivo relatar uma experiência didático- pedagógica do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), nas aulas de filosofia na Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro em Campina Grande (PB), e analisar a sua importância como ferramenta mediadora no processo de ensino e da aprendizagem nas aulas de filosofia. Para tanto, buscamos subsídios teóricos junto a diversos especialistas entre os quais citamos: José Manoel Moran as Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica, Philippe Perrenoud o Uso das Novas Tecnologias na Educação e José Carlos Libâneo uma Leitura Pedagógica dos Meios de Comunicação. Na relação dessas tecnologias com a educação, pesquisa-se a importância dessas ferramentas tecnológicas para o corpo docente e discente em suas atividades pedagógicas. Desta forma, chegamos à conclusão de que os resultados sugerem que os usos das TICs podem contribuir para a construção de um ambiente favorável à motivação e ao aprendizado tanto do corpo discente quanto do docente
Descrição:
SILVA, Marcos Antonio Ferreira da. As tecnologias da informação e da comunicação como mediadoras no ensino e na aprendizagem na disciplina de filosofia. 2017. 60 f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.