dc.contributor.author |
Silva, Marcos Antonio Ferreira da |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-07T17:56:55Z |
|
dc.date.available |
2018-03-07T17:56:55Z |
|
dc.date.issued |
2018-03-01 |
|
dc.identifier.other |
CDD: 370.1 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15657 |
|
dc.description |
SILVA, Marcos Antonio Ferreira da. As tecnologias da informação e da comunicação como mediadoras no ensino e na aprendizagem na disciplina de filosofia. 2017. 60 f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho monográfico tem como objetivo relatar uma experiência didático- pedagógica do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), nas aulas de filosofia na Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro em Campina Grande (PB), e analisar a sua importância como ferramenta mediadora no processo de ensino e da aprendizagem nas aulas de filosofia. Para tanto, buscamos subsídios teóricos junto a diversos especialistas entre os quais citamos: José Manoel Moran as Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica, Philippe Perrenoud o Uso das Novas Tecnologias na Educação e José Carlos Libâneo uma Leitura Pedagógica dos Meios de Comunicação. Na relação dessas tecnologias com a educação, pesquisa-se a importância dessas ferramentas tecnológicas para o corpo docente e discente em suas atividades pedagógicas. Desta forma, chegamos à conclusão de que os resultados sugerem que os usos das TICs podem contribuir para a construção de um ambiente favorável à motivação e ao aprendizado tanto do corpo discente quanto do docente |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Ingrid Farias Fechine Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Filosofia |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias da Informação e Comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
As tecnologias da informação e da comunicação como mediadoras no ensino e na aprendizagem na disciplina de filosofia |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |