Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as adversidades e a evolução da trajetória da personagem Liesel Meminger dentro do romance contemporâneo A Menina que Roubava Livros, do escritor australiano Markus Zusak. Ambientada no contexto da Segunda Guerra Mundial, cujo fervor e desordenamento social assolavam o mundo, a história ganha relevo a partir das perdas, sofrimentos e superação da menina. De caráter bibliográfico e descritivo, o referente estudo apoiou-se nas orientações teóricas de Bourneuf e Ouellet (1976), Candido (1980-2011), Benjamin (1985), dentre outros. O resultado final aponta que mesmo diante das mais fervorosas catástrofes é possível reverter o caos e vencer os medos, para isto é preciso contar com o apoio irrestrito de pessoas humildes, dispostas a restituir a dignidade humana e, principalmente, amparar-se nos livros, pois a leitura, no caso especifico localizado neste romance, desponta como um instrumento que liberta das amarras e opressões de uma sociedade em desordem.
Descrição:
GOMES, R. M. C. A superação de Liesel Meminger no romance A menina que roubava livros: uma leitura sob o ponto de vista social. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.