dc.contributor.author |
Gomes, Rita Maria Cardoso |
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dc.date.accessioned |
2018-03-13T14:25:58Z |
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dc.date.available |
2018-03-13T14:25:58Z |
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dc.date.issued |
2018-03-13 |
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dc.identifier.other |
CDD 302.23 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15693 |
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dc.description |
GOMES, R. M. C. A superação de Liesel Meminger no romance A menina que roubava livros: uma leitura sob o ponto de vista social. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as adversidades e a evolução da trajetória da personagem Liesel Meminger dentro do romance contemporâneo A Menina que Roubava Livros, do escritor australiano Markus Zusak. Ambientada no contexto da Segunda Guerra Mundial, cujo fervor e desordenamento social assolavam o mundo, a história ganha relevo a partir das perdas, sofrimentos e superação da menina. De caráter bibliográfico e descritivo, o referente estudo apoiou-se nas orientações teóricas de Bourneuf e Ouellet (1976), Candido (1980-2011), Benjamin (1985), dentre outros. O resultado final aponta que mesmo diante das mais fervorosas catástrofes é possível reverter o caos e vencer os medos, para isto é preciso contar com o apoio irrestrito de pessoas humildes, dispostas a restituir a dignidade humana e, principalmente, amparar-se nos livros, pois a leitura, no caso especifico localizado neste romance, desponta como um instrumento que liberta das amarras e opressões de uma sociedade em desordem. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria Fernandes de A Praxedes |
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dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Liesel Meminger |
pt_BR |
dc.subject |
Desordem social |
pt_BR |
dc.subject |
Superação |
pt_BR |
dc.title |
A superação de Liesel Meminger no romance A menina que roubava livros: uma leitura sob o ponto de vista social |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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