Resumo:
Este trabalho tem como objetivo explorar analisando com um auxílio de um teste comparativo com alunos acompanhados na instrução da construção do robô tartaruga e suas programações, observando a influência no foco da aprendizagem do conhecimento matemático estudado no ano letivo. Neste trabalho de conclusão de curso explora-se a influência da robótica educacional aplicada em conjunto com aulas de matemática no ano letivo do 7º ano do ensino fundamental, como ferramenta para o desenvolvimento da lógica matemática na aprendizagem do aluno. A lógica de programação tem como fator influenciador o foco da aprendizagem do aluno no decorrer do ano letivo, onde aulas de construção de robôs e suas programações lógicas faz também apresentar um estudo comparativo de alunos que tiveram aulas de robótica com os alunos que não tiveram aula de robótica. A construção de robôs na sala de aula mostra o acompanhamento da evolução do conhecimento, que ocorre com as inovações científicas tecnológicas educacionais. Com as aplicações metodológicas, foi permitido demonstrar que o estudo do conteúdo robótica com alunos do ensino fundamental, recria o estímulo do raciocínio lógico influenciando positivamente no foco da aprendizagem do aluno melhorando o desempenho escolar.
Descrição:
SILVA, M. Q. G. da. A influência da robótica no ensino e aprendizagem de Matemática. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.