Resumo:
Este trabalho tem como objetivo relatar de como foi a utilização da matemática em uma oficina aplicada no projeto “O Ensino de Matemática no Sistema Prisional de Campina Grande-PB”, a oficina trata-se da importância de trabalhar a matemática envolvida nas profissões da construção civil, assim também ajudando-lhes a terem uma nova percepção de como utiliza-la em seu dia-a-dia, contribuindo também para sua ressocialização. A metodologia do trabalho é baseado em um processo histórico do Sistema Prisional do mundo e também do Brasil e a oficina onde envolve uma determinada situação-problema, que é pra desenhar uma piscina e calcular seu volume cumprindo todas as exigências pré-estabelecidas, a Etnomatemática também se faz presente pois procura estudar a matemática envolvida em diferentes comunidades e assim, foi estabelecido o estudo da matemática nas profissões que os reeducando têm ou pelo menos já tiveram algum contato de forma direta ou indireta. Assim concluímos que este trabalho é de grande importância pois trás uma nova perspectiva de ensino diferenciado em um determinado público ao qual está à margem da sociedade, assim a oficina faz com que eles desenvolvam o raciocínio matemático e também não tão menos importante o trabalho em equipe.
Descrição:
SANTOS JÚNIOR, J. F. dos. Relato de experiência: Uma proposta diferenciada para trabalhar a Matemática com os reeducandos do Serrotão. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.