dc.description.abstract |
O presente trabalho aborda a aplicação de sequência didática (SD) em uma escola pública de Campina Grande-PB, propondo a contextualização no ensino de química, através do conteúdo curricular – soluções químicas. Este conteúdo foi ministrado para alunos da modalidade EJA cursando o nível escolar equivalente ao segundo ano do ensino médio. Com a utilização de tema gerador, pretendeu-se levar aos alunos de tal modalidade, aprendizado significativo e correlacionado com seu cotidiano, que fosse atrativo e útil para os mesmos. Para a contextualização, foi abordado o tema “Concentração de álcool no sangue e alcoolismo”, A SD foi aplicada em uma turma, durante três aulas consecutivas e para perceber se houve impacto, a turma foi analisada e acompanhada, desde antes de aplicação até o fim. De tal forma que foi possível perceber, que a utilização de um tema contextualizado, abordado de maneira correta e coerente, pôde permitir que um grupo de alunos que apresentavam dificuldades em compreender conceitos relacionados à química pudesse aprender com certa facilidade, através da participação e interesse dos estudantes pelo tema abordado e mais que isso, que este fosse significativo e útil em suas vidas. |
pt_BR |