dc.description.abstract |
Este estudo pretende identificar as causas da “exclusão da ginástica na escola” e propor uma discussão sobre a importância da ginástica enquanto conteúdo da Educação Física Escolar, com intuito de mostrar a sua importância não apenas na hora do aquecimento, do alongamento, dos exercícios exclusivos, mas como conteúdo que participa na formação dos alunos, permitindo novas experiências. Para tanto, levantou-se a seguinte problematização: A ginástica, enquanto um conteúdo da Educação Física, está sendo tratada na escola?Podemos perceber que o conteúdo ginástico está entrando em esquecimento por parte dos professores devido à falta de interesse por essa área, dando destaque ao conteúdo esporte (futsal, voleibol, basquete, handebol e outros).Com base nesta interrogativa, foi utilizadacomo metodologia do trabalho a revisão bibliográfica com uma abordagem qualitativa a partir da análise de artigos referentesà ginástica escolar, retirados de revistas científicas como: Pensar a prática, motrivivência, Revista Motriz, Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) e a revista Movimento.Partindo destes pressupostos, percebeu-se que os professores de Educação Física seguem a tradição do conteúdo esporte como conteúdo da Educação Física no âmbito escolar, desta forma se acomodando nesta problemática. |
pt_BR |