Resumo:
Este trabalho tem o objetivo de relatar uma experiência de modelagem matemática no ensino médio de uma Escola Estadual de Campina Grande-PB. O intuito de trabalhar com modelagem foi o de proporcionar ao educando aprender Matemática de forma prazerosa, utilizando o lúdico no dia a dia da sala de aula e promovendo a construção dos conceitos matemáticos, colocando o aluno frente ao problema, para serem capazes de discuti-lo de forma crítica e assim encontrar os meios de resolvê-lo. Criar condições para que os alunos aprendam a fazer modelos matemáticos aprimorando seus conhecimentos, foi outro intuito. A experiência teve também o objetivo de tentar construir metodologias que pudesse auxiliar, futuramente, na tarefa de ensinar Matemática de forma mais interessante e dinâmica, com a capacidade de mostrar ao aluno a importância dessa ciência. Metodologicamente recorremos a uma oficina que foi dividida em duas etapas, tendo como público alvo os alunos do ensino médio e chegamos a alguns resultados, entre eles que a Modelagem Matemática proporciona uma melhor aprendizagem.
Descrição:
PAULA, J. N. de. Modelagem matemática: Uma experiência em uma escola estadual de Campina Grande – PB. 2014. 33f. Monografia (Especialização em Educação Matemática para Professores do Ensino Médio)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.