Resumo:
O tema proposto neste trabalho de conclusão de curso é desenvolvido através de uma investigação que fundamente-se no Programa Etnomatemática, em que teve como referencial duas propostas de práticas: Uma entrevista realizada aos trabalhadores e moradores do Engenho Quati na zona rural de Areia PB, e as opções de resoluções de um exercício proposto realizado na turma da EJA - Educação de Jovens e Adultos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ministro José Américo de Almeida, Areia PB. Cujo objetivo geral se propõe a refletir sobre o Programa Etnomatemática, aplicado ao processo de cubação de terras. Estabelecendo a matemática ativa nas medições de terras. Em relação a parte teórica, apresentaremos alguns conceitos que estudiosos observaram em relação ao programa, entre esses, os conceitos de Ubiratan D’Ambrósio. O desenvolvimento e estudo do tema é importante à qualquer estudante e professor de qualquer área, uma vez que o Programa Etnomatemática, destaca a cumplicidade cultural da matemática presente em outros contextos. Como resultado da nossa pesquisa afirmamos que o programa etnomatemática se adequa ao trabalho com a EJA, em função do grande interesse em que a maioria dos alunos da turma apresentou em desenvolver as atividades propostas, como também em relação aos agricultores entrevistados que declaram viver a matemática no seu dia-a-dia.
Descrição:
SALES, V. A importância do processo de cubação de terras no cotidiano de agricultores e no ensino de EJA. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.