dc.description.abstract |
Este trabalho teve por objetivo principal diagnosticar as conexões estabelecidas pelo feirante aluno, entre a matemática da feira e a da escola com o tema Grandezas e Medidas. De abordagem qualitativa e caráter interpretativo, o sujeito pesquisado é aluno do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Soledade, Paraíba. Na pesquisa em questão foram realizados encontros em sala de aula. Para a realização da pesquisa, nos apoiamos nas ideias de Câmara dos Santos (1999), Lima e Bellemain (2002 e 2008) e Oliveira (2002), sobre as grandezas físicas e geométricas, entre outros. Pretendeu-se, a partir destes, responder como que o aluno, que também é feirante, faz a conexão entre a matemática da feira e a matemática escolar. Os resultados obtidos demonstram que o aluno conduz a medição orientada pelo saber formal, o que denominamos de tradicional, portanto que os saberes cotidianos da feira com as grandezas contadas e medidas ele resolve de forma objetiva, e apresenta dificuldade com os saberes científicos com o mesmo tema quando formalizados pela escola. |
pt_BR |