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As brincadeiras e jogos, muita das vezes, pouco praticados e lembrados no ambiente escolar, foram incorporados a nossa cultura corporal. Ao propor o conteúdo brincadeiras e jogos nas aulas de Educação Física pode ser identificado um maior envolvimento dos alunos nas aulas. Os jogos devem ser valorizados por fazer parte da cultura de um povo, onde todos os envolvidos na aprendizagem precisam estar conscientes da importância em que os jogos e brincadeiras possuem na construção do conhecimento da criança. Inicia aqui a importância da intervenção do PIBID, abrindo a oportunidade de inovação e sendo efetivo nas realizações de atividades escolares. Este trabalho possui o objetivo relatar e discutir a importância do conteúdo brincadeiras e jogos no ensino fundamental II, através da intervenção do PIBID - Educação Física realizada em uma escola pública. Tal experiência foi vivenciada por um bolsista do PIBID, nas turmas de 7° e 8° do ensino fundamental na EEEF Humberto Lucena, na cidade de Campina Grande/PB, durante o ano de 2017. Para isso foi apresentado recortes da vivência das aulas na educação básica, na análise de 4 planos de aula, elaborados pelo grupo de bolsistas que compunha o PIBID Educação Física. Foi possível verificar que através de cada jogo ou brincadeira construído pelos os alunos com regras adaptadas, contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem, onde aulas atraíram o interesse dos alunos, saindo de aulas mal planejadas sem objetivos vivenciados por eles em anos anteriores; e agora os próprios alunos participando ativamente da construção do próprio conhecimento. Sendo assim podemos perceber que o PIBID é essencial para o processo de formação inicial. Com base no que foi relatado verifica-se que a importância do conteúdo brincadeiras e jogos na vida dos alunos e pelas constantes intervenções onde essas intervenções favoreceram no reconhecimento das brincadeiras e jogos como uma manifestação cultural, entendendo os seus valores e identificando as brincadeiras e jogos realizados como uma forma de interação e desenvolvimento social. Portanto, é possível realizar um planejamento estrutural contemplando a parte histórica ao apresentar a origem do jogo e no ensino das variações de como se jogar e diferentes nomenclaturas, e na reconstrução do jogo com suas próprias regras tornando o jogo significativo para o aluno. |
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