Resumo:
O trabalho aqui abordado teve o objetivo de elaborar um mapa de risco de acidentes em uma escola pública, mostrando quais acidentes são mais prováveis de ocorrer em cada área apresentada e quais os primeiros socorros devem ser utilizados nessas situações. A metodologia utilizada baseia-se na observação e no uso de fotografias para registrar os espaços averiguados. Dessa forma, foram observados o estacionamento, o portão de entrada das pessoas, a cozinha, os corredores, a sala dos professores, os banheiros, o almoxarifado, as salas de aula, a biblioteca, a secretaria, o pátio, o quintal de hortaliças, a sala da diretoria e a quadra de esporte. No nivelamento das áreas de risco, foram definidos números para apresentar o risco de um acidente ocorrer naquele loca: Risco pequeno foi representado com o número 1, risco médio representado com o número 2 e risco grande representado com o número 3. Já os tipos de acidentes foram simbolizados por cores, cada acidente com a sua. São eles: Afogamento (azul), Hemorragia (laranja), Desmaio (branco), Ferimentos (preto), Queimaduras (amarelo), Fraturas (marrom), Choque Elétrico (verde) e Envenenamento (roxo). Após seguir todas essas etapas, o Mapa de Riscos foi construído. Como resultados, foram averiguados os riscos de acidentes nas áreas destacadas no mapa de risco, e logo após foram sugeridas melhorias pontuais em várias dessas áreas para maior segurança dos que ali frequentam diariamente.
Descrição:
GONÇALVES, R. M. S. Mapeamento das áreas de risco de acidentes em uma escola pública e os primeiros socorros devidos. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.