Resumo:
Nossa pesquisa investigou os níveis de pensamento geométrico de alunos do 1º ano do Ensino Médio, segundo a teoria de Van Hiele. Para tal, adotamos uma pesquisa de cunho qualitativo, fazendo um estudo de caso em uma escola pública na cidade de Areia, estado da Paraíba, tendo como objetivo central, avaliar os níveis de pensamento geométrico dos alunos a partir de uma proposta didática que engloba o uso de provas e demonstrações. A proposta didática foi desenvolvida em equipe, onde tal era composta por seis integrantes: um professor doutor/coordenador, dois graduandos do Curso de Licenciatura em Matemática, dois mestrandos e um professor da escola básica. Trabalhamos de forma colaborativa, inseridos no Projeto CAPES/OBEDUC em rede UFMS/UEPB/UFAL Núcleo UEPB. Desenvolvemos as atividades da proposta de forma a nortear os alunos a argumentar, provar e demonstrar. Nosso trabalho se inicia trazendo visões de alguns autores que dissertam sobre o uso de provas e demonstrações matemáticas no ensino básico como recurso pedagógico e que tomamos com base para caminhar nossa investigação, a exemplo de Hanna, Nasser e Tinoco, Balacheff e De Villiers. Após a aplicação da proposta didática na escola, a qual tal foi respondida por duplas de alunos escolhidas livremente, tomamos duas duplas de uma turma do 1º do Ensino Médio por terem dados mais ricos para nosso estudo de caso. Ao analisar de maneira mais profunda as propostas respondidas pelas duas duplas, nos deparamos com dados preocupantes a respeito do ensino da Geometria. Ficou evidente que os alunos têm baixo nível de pensamento geométrico. Além disso, tais alunos apresentaram grandes dificuldades em expressar e argumentar suas respostas. Nesse sentido, o uso de provas e demonstrações nas aulas de Matemática se mostra bastante promissor quando trabalhado de maneira adequada.
Descrição:
MACÊDO, H. F. L. de. Nível de pensamento geométrico de alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual paraibana. 2018. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.