UEPB - Repositório Digital

Mapeamento das pesquisas realizadas pelos futuros professores de Matemática: Ênfase nas tecnologias da informação e comunicação

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Joelma Patrícia Pereira
dc.date.accessioned 2018-03-16T20:12:34Z
dc.date.available 2018-03-16T20:12:34Z
dc.date.issued 2017-11-28
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15828
dc.description ALVES, J. P. P. Mapeamento das pesquisas realizadas pelos futuros professores de Matemática: Ênfase nas tecnologias da informação e comunicação. 2017. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A nossa sociedade passa por momentos de transformações. Estas mudanças ocorrem devido as novas tecnologias de informação e comunicação que aos poucos, vão se interligando as atividades educativas. O presente estudo, foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, no qual teve como objetivo geral investigar as monografias dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UEPB, sobre a utilização dos recursos tecnológicos em aulas de Matemática. A pesquisa assume uma forma descritiva, valorizando aspectos sobre a formação inicial dos professores, em uma abordagem qualitativa. Os principais teóricos são Sancho (2006), Ponte (2000) e Lévy (1999), no qual subsidiaram a análise das 8 (oito) monografias, disponibilizados no site da instituição, das quais cinco teve como recurso a calculadora, duas teve como recurso softwares e uma teve como recurso vídeos, que se tratavam de pesquisas no Ensino Fundamental. Para auxiliar na análise foram formuladas perguntas que encaminharam o processo de análise. Os conteúdos de matemática presentes nas monografias analisadas com a utilização dos recursos tecnológicos foram: Números Inteiros, Função Afim, as quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação, divisão), Geometria (Teorema de Tales, Teorema de Pitágoras), Relações Trigonométricas, Equações do Segundo Grau e Média Aritmética. Logo maioria contemplou o bloco de conteúdos Números e Operações, faltando mais trabalhos com os demais blocos. De modo geral ocorreram intervenções positivas com o uso das tecnologias, que estimularam o lado cognitivo dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria José Neves de Amorim Moura pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC pt_BR
dc.subject Formação Inicial de Professores pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.title Mapeamento das pesquisas realizadas pelos futuros professores de Matemática: Ênfase nas tecnologias da informação e comunicação pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta