Resumo:
Pelo fato de existirem divergências quanto ao uso de calculadoras no ensino fundamental, tanto por parte dos alunos quanto em relação aos professores, e como esse acessório pode influenciar no nível de aprendizagem e rendimento na disciplina de Matemática, o presente estudo objetivou conhecer a percepção de estudantes e professores do ensino fundamental, a fim de se identificar a influência desta ferramenta no processo de aprendizagem e eficiência de exposição de informações relacionadas às operações básicas em sala de aula. O presente trabalho foi realizado na cidade de Itaporanga – PB, onde foram aplicados questionários com a intenção de se avaliar a percepção de estudantes e professores sobre o uso da calculadora, assim como sobre a influência da calculadora no rendimento de aprendizagem na disciplina de Matemática. A pesquisa baseou-se numa abordagem qualitativa, revestindo-se de um caráter diagnóstico e exploratório, adotando para isto questionários semi estruturados, elaborados conforme Marconi & Lakatos (2002), tomando-se como dados as respostas do questionário aplicado ao público- alvo, conforme mencionado anteriormente. De acordo com os resultados obtidos no presente trabalho é possível considerar que o uso da calculadora tem sido permitido para os estudantes alvo deste trabalho, no caso de ensino fundamental.
Descrição:
GOMES, R. P. A calculadora no ensino fundamental: uso & percepções. 2010. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2010.