UEPB - Repositório Digital

A calculadora no ensino fundamental: uso & percepções

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gomes, Renata Pereira
dc.date.accessioned 2018-03-21T13:31:27Z
dc.date.available 2018-03-21T13:31:27Z
dc.date.issued 2010-12-15
dc.identifier.other 21. ed. CDD 327.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15875
dc.description GOMES, R. P. A calculadora no ensino fundamental: uso & percepções. 2010. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2010. pt_BR
dc.description.abstract Pelo fato de existirem divergências quanto ao uso de calculadoras no ensino fundamental, tanto por parte dos alunos quanto em relação aos professores, e como esse acessório pode influenciar no nível de aprendizagem e rendimento na disciplina de Matemática, o presente estudo objetivou conhecer a percepção de estudantes e professores do ensino fundamental, a fim de se identificar a influência desta ferramenta no processo de aprendizagem e eficiência de exposição de informações relacionadas às operações básicas em sala de aula. O presente trabalho foi realizado na cidade de Itaporanga – PB, onde foram aplicados questionários com a intenção de se avaliar a percepção de estudantes e professores sobre o uso da calculadora, assim como sobre a influência da calculadora no rendimento de aprendizagem na disciplina de Matemática. A pesquisa baseou-se numa abordagem qualitativa, revestindo-se de um caráter diagnóstico e exploratório, adotando para isto questionários semi estruturados, elaborados conforme Marconi & Lakatos (2002), tomando-se como dados as respostas do questionário aplicado ao público- alvo, conforme mencionado anteriormente. De acordo com os resultados obtidos no presente trabalho é possível considerar que o uso da calculadora tem sido permitido para os estudantes alvo deste trabalho, no caso de ensino fundamental. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vital Araujo Barbosa de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.title A calculadora no ensino fundamental: uso & percepções pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta