Resumo:
O presente trabalho tem por finalidade mostrar a conexão entre teoria e prática no ensino de Química, abordando a importância da experimentação que aproxima a química vista na sala de aula do cotidiano dos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas. Para tal comprovação, ele mostra um estudo teórico que os alunos do 2º ano médio da escola José Américo de Almeida em São José de Espinharas fizeram sobre a produção de etanol a partir de amido de mandioca, onde se estudou o que de fato é o etanol, como obtê-lo, e por fim, concluiu-se a aula com a prática da obtenção do mesmo utilizando mandioca em vez da cana-de-açúcar, já que o laboratório da referida escola possuía poucos materiais para a realização desta prática. Com isso, ficou bastante claro o quanto é importante o ensino de química aliado à prática da experimentação, desenvolvendo nos alunos a capacidade de compreender os fenômenos químicos presentes em seu dia a dia.
Descrição:
SOARES, J. S. Produção de etanol a partir de amido de mandioca: uma prática aplicada no ensino de Química. 2011. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2011.