dc.contributor.author |
Duarte, Thiago Melo |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-21T16:47:00Z |
|
dc.date.available |
2018-03-21T16:47:00Z |
|
dc.date.issued |
2017-12-14 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.337 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15903 |
|
dc.description |
DUARTE, T. M. Modos de educar, formas de resistência: a capoeira na educação informal (2003-2017). 2017. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A cultura afro-brasileira através da Capoeira vem adquirindo relevância por seu
caráter de abrangência social, integrando uma diversidade de sujeitos sociais. Na
comunidade do Jardim Continental em Campina Grande – PB, as atividades
educativas desenvolvidas com a capoeira numa perspectiva de educação informal
tem possibilitado articular a cultura afro-brasileira e as tradições da ancestralidade
africana e a comunidade. Nosso objetivo geral é analisar a ação educativa da
Capoeira a partir do projeto capoeira inclusiva na comunidade do Jardim Continental
em Campina Grande – PB. Utilizamos como referencial teórico os estudos de
Pessavento (2012), Burke (2005), Certeau (1998) e Cuche (1999). A metodologia
proposta foi a História oral para compreender as tradições, rituais e fundamentos
desta manifestação cultural. Trabalhamos com fontes imagéticas e entrevistas
semiestruturadas. Portanto as ações educativas na comunidade do Jardim
Continental tem promovido uma formação cidadã para crianças, jovens e adultos.
Finalizamos com a nossa análise apresentando a dimensão educativa, histórica e
cultural deste programa inclusivo com a Capoeira. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Patrícia Cristina de Aragão Araújo |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Capoeira |
pt_BR |
dc.subject |
História cultural |
pt_BR |
dc.title |
Modos de educar, formas de resistência: a capoeira na educação informal (2003-2017) |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |