Resumo:
A cultura afro-brasileira através da Capoeira vem adquirindo relevância por seu
caráter de abrangência social, integrando uma diversidade de sujeitos sociais. Na
comunidade do Jardim Continental em Campina Grande – PB, as atividades
educativas desenvolvidas com a capoeira numa perspectiva de educação informal
tem possibilitado articular a cultura afro-brasileira e as tradições da ancestralidade
africana e a comunidade. Nosso objetivo geral é analisar a ação educativa da
Capoeira a partir do projeto capoeira inclusiva na comunidade do Jardim Continental
em Campina Grande – PB. Utilizamos como referencial teórico os estudos de
Pessavento (2012), Burke (2005), Certeau (1998) e Cuche (1999). A metodologia
proposta foi a História oral para compreender as tradições, rituais e fundamentos
desta manifestação cultural. Trabalhamos com fontes imagéticas e entrevistas
semiestruturadas. Portanto as ações educativas na comunidade do Jardim
Continental tem promovido uma formação cidadã para crianças, jovens e adultos.
Finalizamos com a nossa análise apresentando a dimensão educativa, histórica e
cultural deste programa inclusivo com a Capoeira.
Descrição:
DUARTE, T. M. Modos de educar, formas de resistência: a capoeira na educação informal (2003-2017). 2017. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.