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Auto da Compadecida e as veredas do sertão: o teatral de Suassuna e o cinematográfico de Arraes

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dc.contributor.author Ribeiro, Tereza Eliete de Oliveira Fernandes
dc.date.accessioned 2018-03-26T15:20:03Z
dc.date.available 2018-03-26T15:20:03Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD B869.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15948
dc.description RIBEIRO, T. E. de O. F. Auto da Compadecida e as veredas do sertão: o teatral de Suassuna e o cinematográfico de Arraes. 2017. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho visa analisar os caminhos de produção pelos quais passam a peça Auto da compadecida, do escritor paraibano Ariano Suassuna (1955), tendo como objetivo principal investigar as respectivas representações da obra, tanto em caráter da linguagem dramatúrgica quanto na transmutação cinematográfica. Para isso, direcionaremos nossas pesquisas nos aspectos essenciais que permeiam o texto dramático e a versão fílmica da obra, analisando o diálogo entre os gêneros e seus efeitos. Contudo, antes de adentrar no tema principal, serão feitas algumas considerações sobre o conceito de cultura popular e as características primordiais que corroboram a dramaturgia de Ariano e a versão fílmica de Guel Arraes. Verificando também a influência do Movimento Armorial na construção de uma obra estilisticamente nordestina, bem como, a intertextualidade que se utiliza da literatura de cordel e da literatura clássica em seu processo de reconstrução. Desse modo, para fundamentar nossas análises, alicerçamo-nos em estudiosos do teatro e do cinema como, Aristóteles (1966), Brito (1995), Nitrini (2000), Berthold (2001), Magaldi (1997) e Prado (2001). Nessa perspectiva, ainda serão apresentados neste construto os princípios morais que atravessam a obra e as evoluções pelas quais passam o texto teatral antes de se reproduzir na tela do cinema. Por fim, buscamos identificar as costuras acrescidas no produto fotolito, bem como, assinalar os processos dialógicos e sistemáticos enquanto escritura e na reprodução da obra objeto de nossas análises, comparando-a, ao mesmo tempo, com sua versão fílmica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Eduardo Henrique Cirilo Valones pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Auto da Compadecida pt_BR
dc.subject Dramaturgia pt_BR
dc.subject Cinema pt_BR
dc.title Auto da Compadecida e as veredas do sertão: o teatral de Suassuna e o cinematográfico de Arraes pt_BR
dc.type Other pt_BR


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