UEPB - Repositório Digital

A aprendizagem de língua estrangeira na escola pública: reflexões sobre métodos de ensino

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Isabel Nascimento da
dc.date.accessioned 2018-03-26T15:20:48Z
dc.date.available 2018-03-26T15:20:48Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD 407.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15949
dc.description COSTA, I. N. da. A aprendizagem de língua estrangeira na escola pública: reflexões sobre métodos de ensino. 2017. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa se caracteriza por um estudo de caráter qualitativointerpretativo e tem como principal objetivo refletir sobre alguns métodos de ensino existentes e apontar os aspectos positivos e negativos de cada um deles para a aprendizagem de uma segunda língua. Serão discutidas ao longo desse estudo as principais dificuldades encontradas no ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira (mais precisamente da Língua Inglesa) nas escolas públicas, como também a importância de se trabalhar métodos adequados que auxiliem o professor nesse processo. Para tanto, nossas discussões serão articuladas da seguinte maneira: Inicialmente será apresentada uma breve contextualização histórica sobre o surgimento dos primeiros métodos de ensino da Língua Estrangeira e a sua adequação ao sistema educacional brasileiro. Para estas considerações foram utilizados pressupostos teóricos de pesquisadores da área, a exemplo de Oliveira (2010), Howatt (1991), Kumaravadivelu (2009), Almeida Filho (1993) entre outros. Em seguida, serão pontuados alguns aspectos acerca do ensino de LE nas escolas públicas (com ênfase na Língua Inglesa), o qual, segundo as recomendações dos PCN de Língua Estrangeira BRASIL (1998), deve ser pautado nas quatro habilidades comunicativas. Por fim, serão relatadas e discutidas algumas aulas observadas em uma escola da rede pública localizada na cidade de Lagoa de Dentro/PB, durante as quais foi possível identificar os métodos mais utilizados em sala de aula. Essa análise tem como intuito principal refletir o quanto a metodologia adotada pelo professor intervém em sua prática pedagógica e implica diretamente no ensino-aprendizagem dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Karla Valéria Araújo Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Língua estrangeira pt_BR
dc.subject Métodos de ensino pt_BR
dc.title A aprendizagem de língua estrangeira na escola pública: reflexões sobre métodos de ensino pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta