Resumo:
A presente pesquisa se caracteriza por um estudo de caráter qualitativointerpretativo
e tem como principal objetivo refletir sobre alguns métodos de ensino
existentes e apontar os aspectos positivos e negativos de cada um deles para a
aprendizagem de uma segunda língua. Serão discutidas ao longo desse estudo as
principais dificuldades encontradas no ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira
(mais precisamente da Língua Inglesa) nas escolas públicas, como também a
importância de se trabalhar métodos adequados que auxiliem o professor nesse
processo. Para tanto, nossas discussões serão articuladas da seguinte maneira:
Inicialmente será apresentada uma breve contextualização histórica sobre o
surgimento dos primeiros métodos de ensino da Língua Estrangeira e a sua
adequação ao sistema educacional brasileiro. Para estas considerações foram
utilizados pressupostos teóricos de pesquisadores da área, a exemplo de Oliveira
(2010), Howatt (1991), Kumaravadivelu (2009), Almeida Filho (1993) entre outros.
Em seguida, serão pontuados alguns aspectos acerca do ensino de LE nas escolas
públicas (com ênfase na Língua Inglesa), o qual, segundo as recomendações dos
PCN de Língua Estrangeira BRASIL (1998), deve ser pautado nas quatro
habilidades comunicativas. Por fim, serão relatadas e discutidas algumas aulas
observadas em uma escola da rede pública localizada na cidade de Lagoa de
Dentro/PB, durante as quais foi possível identificar os métodos mais utilizados em
sala de aula. Essa análise tem como intuito principal refletir o quanto a metodologia
adotada pelo professor intervém em sua prática pedagógica e implica diretamente
no ensino-aprendizagem dos alunos.
Descrição:
COSTA, I. N. da. A aprendizagem de língua estrangeira na escola pública: reflexões sobre métodos de ensino. 2017. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.