Resumo:
Este trabalho visa refletir sobre as práticas de letramento, enquanto recursos pedagógicos, para o desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem dos alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na 1ª fase. Para tanto tomou-se como base os estudos de Kleiman, (2005) Botelho, (2014), Dias e Perehouskei (2012), Coelho (2015), Freire (2009); dentre outros, que versam sobre a temática de letramento, educacional e EJA. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública da cidade de Guarabira. Foram feitas visitas ao ambiente escolar, durante as aulas práticas das disciplinas de Estágio Supervisionado, com o intuito de observar como eram executadas as atividades de leitura e escrita juntos aos alunos da EJA . As contribuições quanto ao processo de letramento para essa modalidade de ensino são de fundamental importância para compreender o processo educacional desses educandos visando sua formação e desenvolvimento intelectual e social.
Descrição:
SOUZA M. da G. G. de. A importância do processo de letramento na Educação de Jovens e Adultos - EJA. 2017. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.