Resumo:
O objetivo geral de nossa pesquisa foi analisar como os alunos de uma turma do 6º Ano
de uma escola pública estadual resolvem problemas matemáticos utilizando desenhos e o
Material Dourado na compreensão de regras de funcionamento dos algoritmos das
multiplicações e divisões. É visível a dificuldade encontrada pelos alunos principalmente
do 6º ano do ensino fundamental em resolução de problemas e, principalmente, nas
operações básicas de multiplicação e divisão. Por outro lado, quando relacionamos seu
ensino-aprendizagem à utilização de materiais e novas formas de auxilio para resolução
do problema, podemos obter uma melhor compreensão. Essa pesquisa teve como
objetivos específicos descrever como os alunos resolvem problemas matemáticos
utilizando desenhos para auxiliar na compreensão dos alunos; usar o Material Dourado
como forma de representação do algoritmo da multiplicação e divisão; propor modelos
manipuláveis e desenhos que permitam que o aluno entenda a semântica da operação
trabalhada; utilizar o desenho como recurso didático para auxiliar na interpretação do
texto, na representação do problema e na sua resolução. A metodologia foi desenvolvida
levando em consideração o aspecto qualitativo. Neste sentido, inicialmente aplicamos o
Pré-Teste, com o intuito de analisar os conhecimentos prévios dos alunos com relação aos
conteúdos abordados, a seguir, desenvolvemos as aulas com as aplicações de problemas
de multiplicação e divisão usando as diferentes formas de resolução, apresentamos o
Material Dourado e suas formas de representação, a utilização de desenhos para ilustrar o
enunciado dos problemas e, por fim, e o Pós-Teste. A coleta de dados dessa pesquisa foi
realizada em novembro de 2012, em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental da
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Virginius da Gama e Melo, localizada
no município de Campina Grande-PB. Os resultados evidenciam para uma melhor
compreensão dos problemas matemáticos que envolvem multiplicações e divisões, e
promovem um desenvolvimento cognitivo dos alunos em relação aos algoritmos usuais
da estrutura multiplicativa e distributiva.
Descrição:
PATRÍCIO, R. S.
Resolução de problemas matemáticos envolvendo desenhos
e o material dourado na compreensão de multiplicações e
divisões. 2012. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.