Resumo:
Este trabalho tem o objetivo deapresentar a experiência do nosso projeto de intervenção,“A Educação e o Serviço Social: uma parceria necessária à formação da cidadania na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rivanildo Sandro Arcoverde”, no município de Campina Grande – PB, desenvolvido no estágio obrigatório, no período de abril de 2016 a maio de 2017. A relevância do tema se fez a partir de questionamentos acerca da importância da educação para a sensibilização e o despertar das pessoas para a cidadania, e de como o assistente social pode contribuir para essa sensibilização. O presente trabalho foi elaborado a partir de pesquisa percurso teórico, no primeiro momento faremos uma reflexão sobre a educação e a escolarização, mostrando a importância de ambas e revelando a correlação delas. Em seguida, foi estabelecido um resgate da história da política educacional no Brasil, analisando do período dos jesuítas à contemporaneidade, inclusiveosataques sofridos na atualidade, financeiros e ideológicos, como também foi feito um passeio pela política educacional do munícipio, com alguns dados atuais. Por fim, discutimos sobre o serviço social e a importância de sua inserção na educação. A importância da inserção do assistente social na educação se faz pelo fato da competência e do arcabouço teórico que este profissional adquire na academia e que é capaz de desmistificar aquilo que está para além da aparência dos fatos do cotidiano da vida escolar e que interferem no bom desempenho escolar dos alunos.Concluindo, socializamos a experiência de estágio na rede municipal de ensino desta cidade, a qual nos possibilitou perceber que os alunos, pais e responsáveis não conseguem vislumbrar na educação um caminho de mobilidade social e de conhecimento de seus direitos sociais.
Descrição:
LIMA, Y. C. C. de. Educação e serviço social: um relato de experiência do estágio em uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande/PB. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Monografia]