UEPB - Repositório Digital

A literatura infantojuvenil e a fábula Lobatiana

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Flores, Janaína Silva das
dc.date.accessioned 2018-04-05T18:23:33Z
dc.date.available 2018-04-05T18:23:33Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD 028.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16033
dc.description FLORES, J. S. das. A literatura infantojuvenil e a fábula Lobatiana. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem por finalidade analisar a aprendizagem social que decorre da leitura da fábula “O velho, o menino e a mulinha”, de Monteiro Lobato. Verificamos como os valores e preceitos morais levantados pela fábula proporcionam a abertura do diálogo e da conscientização do leitor, sobre a sociedade em que vive. Para tanto, partimos do percurso de surgimento da literatura infantojuvenil e suas principais características;; mostramos o contexto literário de Monteiro Lobato e a constituição da fábula moderna e analisamos a aprendizagem de valor social decorrente da fábula supracitada. Nossa pesquisa está fundamentada em estudiosos como Cademartori (2006), Coelho (2000), Cunha (2003), Oliveira (2011), Zilberman (2014), dentre outros. Os resultados apontam para o diálogo levantado pela fábula lobatiana, no tocante às questões sociais, os valores e julgamentos morais e a importância de seguirmos a nossa própria razão e consciência. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rosângela Neres Araújo da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura infantojuvenil pt_BR
dc.subject Fábula Lobatiana pt_BR
dc.subject Aprendizagem social pt_BR
dc.title A literatura infantojuvenil e a fábula Lobatiana pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta