Resumo:
O presente trabalho tem por finalidade analisar a aprendizagem social que
decorre da leitura da fábula “O velho, o menino e a mulinha”, de Monteiro Lobato.
Verificamos como os valores e preceitos morais levantados pela fábula
proporcionam a abertura do diálogo e da conscientização do leitor, sobre a
sociedade em que vive. Para tanto, partimos do percurso de surgimento da
literatura infantojuvenil e suas principais características;; mostramos o contexto
literário de Monteiro Lobato e a constituição da fábula moderna e analisamos a
aprendizagem de valor social decorrente da fábula supracitada. Nossa pesquisa
está fundamentada em estudiosos como Cademartori (2006), Coelho (2000),
Cunha (2003), Oliveira (2011), Zilberman (2014), dentre outros. Os resultados
apontam para o diálogo levantado pela fábula lobatiana, no tocante às questões
sociais, os valores e julgamentos morais e a importância de seguirmos a nossa
própria razão e consciência.
Descrição:
FLORES, J. S. das. A literatura infantojuvenil e a fábula Lobatiana. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.