UEPB - Repositório Digital

Educação inclusiva: O uso do Soroban no processo da aprendizagem matemática para deficientes visuais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Xavier, Tayná Maria Amorim Monteiro
dc.date.accessioned 2018-04-05T20:44:12Z
dc.date.available 2018-04-05T20:44:12Z
dc.date.issued 2018-02-27
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16046
dc.description XAVIER, T. M. A. M. Educação inclusiva: O uso do Soroban no processo da aprendizagem matemática para deficientes visuais. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A inserção do aluno com deficiência visual nas salas regulares de ensino tem como finalidade a autonomia, aprendizagem e o convívio com a sociedade. Mas nem sempre isto acontece, pois, apesar do sistema de ensino atualmente ser considerado inclusivo, ainda existem barreiras e estigmas que precisam ser quebrados para chegar ao real sentido desta palavra. Sendo a matemática um componente de grande caráter visual, muitos professores não se dizem preparados ou capacitados para adaptar sua metodologia de maneira que estes alunos também tenham acesso à educação em sua totalidade. Para contrapor este pensamento, escolhemos falar sobre o soroban, calculador manual adaptado para a utilização por pessoas com deficiência visual. Temos como objetivo fazer um estudo comparativo entre a visão de um professor com longa experiência no ensino do soroban e um aluno incluso em escola regular, ambos cegos, a respeito da funcionalidade deste material na educação e algumas dificuldades enfrentadas na educação inclusiva. Para isto, fizemos uma entrevista aberta com os participantes e nossa metodologia tem cunho qualitativo. Nos debruçamos em literatura apropriada para discutir sobre tais objetivos e pudemos perceber que os discursos dos participantes entram em concordância entre si e com as abordagens teóricas utilizadas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Eduardo Gomes Onofre pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Deficiência visual pt_BR
dc.subject Soroban pt_BR
dc.subject Aprendizagem matemática pt_BR
dc.title Educação inclusiva: O uso do Soroban no processo da aprendizagem matemática para deficientes visuais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta