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Análise de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o conteúdo de introdução ao estudo da Química e o método científico com alunos do Ensino Médio

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dc.contributor.author Silva, Thays Mara Gonçalves da
dc.date.accessioned 2018-04-06T16:16:07Z
dc.date.available 2018-04-06T16:16:07Z
dc.date.issued 2016-12-21
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16072
dc.description SILVA, T. M. G. da. Análise de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o conteúdo de introdução ao estudo da Química e o método científico com alunos do Ensino Médio. 2016. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A química é uma ciência presente em nosso cotidiano, que tem participado do desenvolvimento científico e tecnológico da sociedade, com importantes contribuições no contexto econômico, social, político, cultural e ambiental. No que se refere ao seu estudo na educação básica, percebe-se que ela tem sido pouco compreendida e em muitos casos até rejeitada pelos estudantes. Esta rejeição tem sido apontada em razão da abordagem de ensino baseada no modelo transmissão-recepção, onde o professor tem adotado o uso da memorização de conceitos, fórmulas, regras, sem manter qualquer relação do conteúdo com o contexto sociocultural dos estudantes, contribuindo para gerar desmotivação e dificuldades de aprendizagem. Dessa forma, torna-se necessário que os professores possam desenvolver novas ações pedagógicas, que contribuam para melhorar a abordagem tradicional empregada no Ensino de Química em muitas escolas brasileiras. A construção de unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS), assumem um papel importante para conduzir uma aprendizagem que além de significativa, deve ser crítica, oportunizando um ensino dentro de uma perspectiva construtivista, com objetivo de formar cidadãos que sejam capazes de viver em sociedade e de reivindicar seus direitos. Pensando nestas questões, este trabalho de pesquisa tem como objetivo avaliar uma unidade de ensino potencialmente significativa para trabalhar o conteúdo de introdução ao estudo da Química e o método científico, com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município Esperança- PB. Trata-se de uma pesquisa-ação de natureza quali-quantitativa. O público alvo foram 25 alunos de uma turma de 1º Ano de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Município de Esperança – PB. Como instrumentos de coleta de dados foram elaborados mapas conceituais pelos estudantes e foi aplicado um questionário que tinha como objetivo avaliar as ações desenvolvidas na UEPS. Para análise dos dados utilizou- se os pressupostos teóricos da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelam que os alunos apresentaram dificuldades na construção dos mapas conceituais, o que vai de encontro com outros resultados apontados na literatura. Dessa forma, foi diagnosticado que havia sido o primeiro contato dos estudantes com este método de avaliação, o que justifica as dificuldades por eles apresentadas. Apesar desta limitação, percebe-se que muitos conceitos foram assimilados na estrutura cognitiva dos sujeitos. No que se refere à avaliação da UEPS pelos alunos, percebe-se que grande parte dos estudantes avaliaram de forma positiva, afirmando que a mesma oportunizou uma aprendizagem significativa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Thiago Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Método científico pt_BR
dc.title Análise de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o conteúdo de introdução ao estudo da Química e o método científico com alunos do Ensino Médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


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