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Muito se tem discutido no meio educacional sobre a necessidade de uma formação que para além dos conteúdos pedagógicos, também reflita na formação cidadã dos alunos. Nesse sentido, vemos no esporte um caminho possível para tal educação, uma vez que através dele é possível ensinar muito mais que técnicas esportivas. A partir disto, este trabalho tem como objetivo geral relatar minha experiência enquanto estagiário no Programa Laboratório Pedagógico: saúde, esporte e lazer no Departamento de Educação Física (Escolinhas do DEF). Especificamente, busca contribuir para o acervo bibliográfico acerca dos benefícios do futsal para crianças em situação de vulnerabilidade e apresentar reflexões sobre a importância do estágio na formação docente. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico, visitando autores como Ferreira (2002), Tubino (2001), Castro (2008) e Fernandes (2007); além de utilizar a observação e intervenção de aulas da disciplina Estágio Supervisionado IV como fonte de dados e suporte para as reflexões. Os resultados obtidos apontam para a importância e necessidade do estágio para os professores em formação inicial, e, ainda, para o valor do futsal enquanto um esporte que muito tem a contribuir com a formação de crianças e adolescentes pensando na saúde mental, física, emocional e na formação cidadã dos mesmos. Concluímos, portanto, que é fundamental que seja proporcionado ao licenciando experiências como essa e que o esporte seja visto para além da diversão, havendo investimento e reconhecimento da importância deste como agente de mudanças na sociedade. |
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