dc.description.abstract |
O objetivo deste trabalho é descrever como se deu o processo de escolha e aplicação da Abordagem Crítico-superadora nas aulas de Educação Física (EF) ocorridas durante o Estágio Supervisionado II, além disso, relatar experiência enquanto discente. O relato apresentado se caracteriza como um estudo de caráter descritivo e abordagem qualitativa . Justifica-se pela necessidade concreta de definir uma abordagem de ensino para as aulas de Educação Física, sendo esta uma condição fundante no processo de formação humana. Para a elaboração dos planos e ministração das aulas, foi utilizada a abordagem Crítico-superadora, a qual está fundamentada na pedagogia histórico-crítica e no materialismo histórico dialético como teoria do conhecimento. As aulas se deram na Escola Municipal Alice Gaudêncio situada no bairro de Santo Antônio. Ocorridas no período de 18/03/2015 até 10/06/2015, as aulas eram ministradas no horário das 13:30 à 15:30, para turmas do primeiro ciclo do segundo e quarto ano, com 23 e 11 alunos, respectivamente. Foram totalizadas 22 aulas, sendo 11 aulas para cada turma, assim como seus respectivos planos de aulas e relatórios. Durante o estágio supervisionado, tivemos com os alunos um feedback no início, meio e fim das aulas, fazendo com que cada aluno se expressasse e ampliasse seus conhecimentos sobre a disciplina de Educação Física. Conluímos que, a concepção adotada por essa abordagem dirige-se aos interesses das camadas populares, uma vez que ressalta valores como solidariedade, cooperação, distribuição e liberdade de expressão dos movimentos, afimardo que a escola deve formar cidadãos críticos. |
pt_BR |