UEPB - Repositório Digital

Abordagem crítico-superadora como norteadora das aulas de Educação Física Escolar

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Mendes, Kennya Andréa Souza do Nascimento
dc.date.accessioned 2018-04-06T16:32:06Z
dc.date.available 2018-04-06T16:32:06Z
dc.date.issued 2017-12-19
dc.identifier.other CDD 372.86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16075
dc.description MENDES, K. A. S. do N. Abordagem crítico-superadora como norteadora das aulas de Educação Física Escolar. 2017. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho é descrever como se deu o processo de escolha e aplicação da Abordagem Crítico-superadora nas aulas de Educação Física (EF) ocorridas durante o Estágio Supervisionado II, além disso, relatar experiência enquanto discente. O relato apresentado se caracteriza como um estudo de caráter descritivo e abordagem qualitativa . Justifica-se pela necessidade concreta de definir uma abordagem de ensino para as aulas de Educação Física, sendo esta uma condição fundante no processo de formação humana. Para a elaboração dos planos e ministração das aulas, foi utilizada a abordagem Crítico-superadora, a qual está fundamentada na pedagogia histórico-crítica e no materialismo histórico dialético como teoria do conhecimento. As aulas se deram na Escola Municipal Alice Gaudêncio situada no bairro de Santo Antônio. Ocorridas no período de 18/03/2015 até 10/06/2015, as aulas eram ministradas no horário das 13:30 à 15:30, para turmas do primeiro ciclo do segundo e quarto ano, com 23 e 11 alunos, respectivamente. Foram totalizadas 22 aulas, sendo 11 aulas para cada turma, assim como seus respectivos planos de aulas e relatórios. Durante o estágio supervisionado, tivemos com os alunos um feedback no início, meio e fim das aulas, fazendo com que cada aluno se expressasse e ampliasse seus conhecimentos sobre a disciplina de Educação Física. Conluímos que, a concepção adotada por essa abordagem dirige-se aos interesses das camadas populares, uma vez que ressalta valores como solidariedade, cooperação, distribuição e liberdade de expressão dos movimentos, afimardo que a escola deve formar cidadãos críticos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Jeimison de Araújo Macieira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Educação Física Escolar pt_BR
dc.subject Método de ensino pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.title Abordagem crítico-superadora como norteadora das aulas de Educação Física Escolar pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta