dc.description.abstract |
Este trabalho tem como principal objetivo apresentar e discutir a relevância do PIBID e suas ações no ensino médio, bem como as perspectivas na formação docente. Buscando entender as dificuldades, que tanto os professores quanto os alunos enfrentam, em relação à Educação Física no Ensino Médio, constatadas a partir da experiência vivenciada na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Severino Cabral foram relatados três meses de observação das aulas, onde a busca por informações sobre os alunos, seus pontos positivos e negativos, identificando as limitações dos mesmos quanto aos conteúdos da Educação Física, atuação e a condução das aulas pelo professor supervisor, se tornando este o foco inicial. As ações desenvolvidas na escola contemplaram cerca de 360 alunos matriculados que, a partir das intervenções nas aulas de Educação Física, tornou-se notória a redução da evasão escolar nestas aulas, que contava com a participação do professor supervisor e cinco bolsistas de iniciação a docência. Finaliza-se este estudo, apresentando que a Educação Física no Ensino Médio é vítima, assim como, a educação em modo geral, de um sistema educacional falho, afinal, pôde-se afirmar que no contexto estudado, há um abandono docente, por parte do Estado e suas políticas, no sentido de que as evidências apontam as aulas de Educação Física desenvolvidas de forma descontinuadas, descontextualizadas e desconectadas do currículo escolar, o que contribuiu para que, na reforma do ensino, novas diretrizes para o ensino médio tenham sido levadas em consideração, na qual Educação Física deixa de ser disciplina obrigatória, processo ainda transição, embora programas como o PIBID atuam como forma de aperfeiçoar, incentivar e aproximar a formação dos discentes, valorizando a utilização de métodos criativos nas aulas, possibilitando a todos os envolvidos, uma troca de valores tida como um dos principais objetivos para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas. |
pt_BR |