dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo analisar as dimensões da linguagem matemática por meio da montagem do cubo mágico, através do conhecimento e realização de algoritmos. A proposta foi lançada e aplicada com alunos do Programa Novo Mais Educação, da Escola Estadual Dr. Trajano Nóbrega, localizada na cidade de Soledade – PB. Para chegarmos a esse objetivo apresentamos o algoritmo de Rubik para montar um cubo mágico de versão 3x3x3, e logo após ensinarmos esse algoritmo sugerimos que cada um dos alunos fosse escrevendo como eles conseguiram montar o cubo mágico, ou seja, o aluno estaria criando o seu próprio algoritmo. Percebemos que alguns alunos mesmo sem ter um domínio da dimensão sintática da linguagem, conseguem dialogar sobre a montagem do cubo, cada um com a sua maneira, tendo como base a linguagem natural ou a linguagem figural para montar o cubo, e conseguem compreender o que estão fazendo, isso significa que eles têm o domínio da parte semântica sobre a atividade que lhes foi passada, mesmo sem saber que têm, e isso nos dar um indicativo para o ensino da matemática, pois um dos caminhos para se compreender essa parte sintática é ter uma compreensão das ideias e procedimentos, uma proposta contrária, tendo em vista que na matemática estamos acostumados primeiro ensinar os algoritmos para só então começar a resolver problemas. |
pt_BR |