Resumo:
O presente trabalho aborda o tema “Nível de aptidão física dos alunos do curso de educação física da UEPB. Dando ênfase a relação da atividade física com o desenvolvimento corporal e físico dos alunos, mostrando a responsabilidade de quem pratica exercícios físicos pode promover a saúde e prevenir doenças, como também contribuir na formação de um corpo saudável. Este estudo teve como objetivo avaliar o nível de aptidão física dos alunos do curso de Educação Física da UEPB, considerando a composição corporal. Foi realizado um estudo descritivo exploratório com abordagem quantitativo. Participaram do estudo 25 alunos de ambos os sexos. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário validado internacionalmente Patê, constituído de perguntas objetivas, associado a outro questionário com perguntas que abordavam o perfil da população estudada, tais como; sexo, hábitos de saúde, importância do profissional de Educação Física. Para avaliar a composição corporal foi usado o IMC. Para avaliar a aptidão física foi utilizado o teste de VO2max. com o Banco de Katch e McArdle, este banco tem altura de 40,3 cm. Os resultados apresentados mostram que o 40% do grupo apresentou IMC normal, 52% sobrepeso e 8% classificados como obesos. Quanto ao VO2max a maioria apresentou resultados bom e excelente. Após analisar os dados pode-se concluir que a atividade física regular tem um papel fundamental na prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis, melhora a aptidão funcional, entanto é necessários novos estudos, pois o IMC sozinho, não distingue massa magra de massa adiposa.
Descrição:
ALMEIDA, R. G. S. Nível de aptidão física dos alunos do curso de Educação Física da UEPB. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.