Resumo:
O envelhecimento possui uma ligação direta com o abandono e solidão, ainda que, nesta fase exista um apoio financeiro representado pela a aposentadoria, essa população não disponibiliza de tempo voltado ao lazer justamente pelo baixo fornecimento de recursos e políticas voltadas a esse aspecto. Dentro do contexto de atuação do profissional de Educação Física, é evidente a necessidade de um maior aporte teórico e prático quando se trata da prestação de serviço de lazer para esse público. Uma maneira de preparar profissionais dentro do meio acadêmico é representada pelos projetos de extensão. Neste cenário, o presente trabalho se apresenta como um relatório de vivência dentro de um projeto de extensão intitulado como “Ginástica na terceira idade” do curso de bacharel da Faculdade Maurício de Nassau – Campina Grande, voltado ao lazer para o público da terceira idade, no qual atuei como professora adjunta por um período de oito semanas, no primeiro semestre do ano de 2017, semanalmente todas as segundas e sextas-feiras no horário das 7:30 às 9:30. Afirmo através da experiência obtida, que esse tipo de projeto é somativo para ambas as partes, para os graduandos que têm oportunidade de transferir os conteúdos teóricos para o componente prático, e para o público da terceira idade que pode utilizar esse tipo de programa como uma rota de fuga da solidão e da inatividade física.
Descrição:
SILVA, K. H. de A. Educação Física e lazer na terceira idade: Um relato de experiência. 2017. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.