Resumo:
A Geografia, muitas vezes, foi taxada como uma disciplina que reproduz uma visão
arcaica de ensino, que pouco contribui para a problematização e compreensão da
paisagem na qual o individuo está inserido e que nela se relaciona. Desta forma, o
professor tem a opção de abdicar dessa visão ultrapassada de ensino e adentrar numa
nova perspectiva inovadora, utilizando ferramentas que possibilitam a compreensão da
paisagem na qual o aluno é integrante, munindo-o de instrumentos para a compreensão
das mudanças que acontecem no seu espaço, sejam elas naturais, humanizadas ou
culturais. Nesta perspectiva, este artigo tem como objetivo proporcionar ao educando
uma maior compreensão do espaço geográfico. Para isso, o conteúdo a ser trabalhado
foi à categoria Paisagem, pois a sua leitura levará a aprendizagem da complexidade da
relação entre sociedade e natureza. Para realização das atividades foram escolhidas as
seguintes escolas: Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Rangel e a Escola
Estadual de Ensino Médio Luiz Gonzaga Burity, ambas localizadas na cidade de Ingá,
PB. As ações ocorreram no período de 6 meses de estudos e foram mediadas a partir do
uso de recursos como aula de campo, confecção de desenhos, análise e discussão de
textos e atividades. Os resultados obtidos foram bem satisfatórios, tendo em vista que os
recursos utilizados foram de grande proveito, pois os dados mostraram que o método
utilizado produziu eficácia no ensino de Geografia, pois através dele os alunos
demonstraram ter compreendido o tema que foi exposto, reconhecendo as modificações
existentes no seu espaço vivido, através dos elementos da Paisagem.
Descrição:
SILVA, V. P. da. Proposta para trabalhar a categoria geográfica paisagem nas aulas de geografia em escolas da cidade de Ingá - PB. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.