UEPB - Repositório Digital

Proposta para trabalhar a categoria geográfica paisagem nas aulas de geografia em escolas da cidade de Ingá - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Valterlins Pereira da
dc.date.accessioned 2018-04-09T12:48:33Z
dc.date.available 2018-04-09T12:48:33Z
dc.date.issued 2017-12-19
dc.identifier.other CDD 910
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16121
dc.description SILVA, V. P. da. Proposta para trabalhar a categoria geográfica paisagem nas aulas de geografia em escolas da cidade de Ingá - PB. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A Geografia, muitas vezes, foi taxada como uma disciplina que reproduz uma visão arcaica de ensino, que pouco contribui para a problematização e compreensão da paisagem na qual o individuo está inserido e que nela se relaciona. Desta forma, o professor tem a opção de abdicar dessa visão ultrapassada de ensino e adentrar numa nova perspectiva inovadora, utilizando ferramentas que possibilitam a compreensão da paisagem na qual o aluno é integrante, munindo-o de instrumentos para a compreensão das mudanças que acontecem no seu espaço, sejam elas naturais, humanizadas ou culturais. Nesta perspectiva, este artigo tem como objetivo proporcionar ao educando uma maior compreensão do espaço geográfico. Para isso, o conteúdo a ser trabalhado foi à categoria Paisagem, pois a sua leitura levará a aprendizagem da complexidade da relação entre sociedade e natureza. Para realização das atividades foram escolhidas as seguintes escolas: Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Rangel e a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Gonzaga Burity, ambas localizadas na cidade de Ingá, PB. As ações ocorreram no período de 6 meses de estudos e foram mediadas a partir do uso de recursos como aula de campo, confecção de desenhos, análise e discussão de textos e atividades. Os resultados obtidos foram bem satisfatórios, tendo em vista que os recursos utilizados foram de grande proveito, pois os dados mostraram que o método utilizado produziu eficácia no ensino de Geografia, pois através dele os alunos demonstraram ter compreendido o tema que foi exposto, reconhecendo as modificações existentes no seu espaço vivido, através dos elementos da Paisagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Josandra Araújo Barreto de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Paisagem pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Espaço vivido pt_BR
dc.title Proposta para trabalhar a categoria geográfica paisagem nas aulas de geografia em escolas da cidade de Ingá - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta