Resumo:
O presente artigo tem por objetivo discutir e propor a utilização de recursos didáticos
nas aulas de Geografia, com a intenção de dinamizar a prática de seu ensino,
despertando para aulas mais dinâmicas e motivadoras, com uma abordagem que
está dentro da realidade dos alunos e professores, além de valorizar a
aprendizagem e facilitar a compreensão dos aspectos e categorias geográficas.
Dessa forma, analisamos a influência das imagens dos mapas, recortes de revistas,
jornais, slides, vídeos e documentários, como recursos usados por professores
comprometidos com aulas atrativas que incentivem os alunos a pensarem sua
realidade local e o mundo, enquanto cidadãos conscientes de seus direitos e
deveres. Deste modo, o estudo traz uma reflexão sobre a realidade do ensino
público em Campina Grande/PB onde o recorte espacial foi a Escola Estadual de
Ensino Fundamental Poetisa Vicentina Figueiredo Vital do Rêgo localizada no bairro
do Jeremias. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho se deu
inicialmente com a pesquisa bibliográfica e atividades de campo, com registros
fotográficos, entrevista e questionários realizados com a turma do 6° ano b, gestores
e professores da referida escola. A partir disso, esta pesquisa revela que a referida
instituição enfrenta diversas dificuldades na utilização dos recursos didáticos, assim
como estes são pouco explorados pelos professores, isto denota que não houve um
prévio treinamento para manusear tais instrumentos ou que não existe interesse em
fazer destas ferramentas de ensino uso mais freqüente, por serem, os professores,
sobrecarregados de inúmeras turmas, o que não torna possível um bom
planejamento de aulas em que o recurso didático se faça presente e de fato, venha
a inovar as aulas de Geografia, dando uma nova perspectiva para esta disciplina e
mostrando a importância dessa área de conhecimento para a compreensão da
sociedade.
Descrição:
BRITO, P. S. S. O uso dos recursos didáticos nas aulas de geografia: análises a partir de uma escola pública em Campina Grande/ PB. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.