UEPB - Repositório Digital

A reificação do corpo da mulher na propaganda de cerveja: uma reflexão a respeito da construção das estratégias de persuasão das propagandas de cerveja a partir da teoria crítica Frankfurtiana e seus desdobramentos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Feitosa, Wilberlânia Soares
dc.date.accessioned 2018-04-16T18:43:50Z
dc.date.available 2018-04-16T18:43:50Z
dc.date.issued 2017-12-14
dc.identifier.issn CDD 659.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16205
dc.description FEITOSA, W. S. A reificação do corpo da mulher na propaganda de cerveja: uma reflexão a respeito da construção das estratégias de persuasão das propagandas de cerveja a partir da teoria crítica Frankfurtiana e seus desdobramentos . 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho teve como objetivo analisar como acontece a reificação do corpo da mulher nas propagandas de cerveja, trazendo uma discussão acerca das estratégias construídas por publi-citários para persuadir os consumidores a consumirem bebidas alcoólicas. Buscamos entender como o corpo da mulher serve de instrumento de persuasão e quais os mecanismos ligados a imagem do corpo feminino favorecem a venda de cerveja e fazendo com que os gostos pela bebida se tornaram massificados. Partindo de teorias dos Frankfurtianos, principalmente de Theodor W. Adorno (2002) a respeito do uso da propaganda pela indústria, complementamos esse trabalho com os estudos de autores contemporâneos que se debruçaram sobre o tema como Lacroix (2006), Guéguen (2010), Costa (2005), Camargo (2013), Hogshead (2015) e Lindstrom (2016) e o corpus escolhido para análise são as propagandas das marcas de cerveja: Devassa, Skol, Schin, Antarctica e Brahma dos anos de 2011 e 2012. Quanto a ênfase do tra-balho, verificou-se que o corpo da mulher é usado como objeto de atração associados a meca-nismos de fascinação que causam o consumo de cerveja. pt_BR
dc.description.sponsorship Márcio dos Santos Gomes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Corpo da mulher pt_BR
dc.subject Publicidade da cerveja pt_BR
dc.subject Persuasão (Campanhas publicitárias) pt_BR
dc.title A reificação do corpo da mulher na propaganda de cerveja: uma reflexão a respeito da construção das estratégias de persuasão das propagandas de cerveja a partir da teoria crítica Frankfurtiana e seus desdobramentos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta